Veja! Câmara Realizou Sessão Solene em Alusão ao dia Nacional da Consciência Negra

Câmara Cajazeiras-PB, realizou nessa segunda-feira, dia (19) de novembro, Sessão Solene em Alusão ao dia Nacional da Consciência Negra. Atendendo propositura de autoria do vereador Rivelino Martins Ferreira.

A Sessão foi Presidida pelo presidente, Marcos Barros de Souza (PSB) e Secretariada pelo Primeiro Secretario, Álysson Américo de Oliveira (Alysson Voz e Violão) pelo Segundo Secretário Kleber Gonçalves Lima (PTB). A mesa diretora contou com as ilustres presenças: Secretaria Executiva de Políticas Públicas para as mulheres Laurecy Penaforte e a Palestrante Gerente Operacional de Ações afirmativas de Igualdade Racial do Governo do estado da Paraíba Rafaela Carneiro.

A Consciência Negra é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos.

Também representa a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social.

O vereador Rivelino Martins Ferreira, destacou a criação de um dia comemorativo da Consciência Negra é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira.

Logo, apresentação da Dança Afro- AFEFÊ, Bailarina Fernanda Carolina Ganhadora do FENDAFOR.

A palestrante, Rafaela Carneiro apresentou em slides o tema: Desafios e perspectivas das óticas de igualdade racial e sobre racismo- Antes de ser definido o Dia da Consciência Negra, o país passou por inúmeras lutas até que as pessoas começassem a refletir sobre escravidão, direitos e valorização da cultura negra e de sua história. Diversos movimentos negros contra a escravidão, o racismo e a desigualdade social marcaram a história do Brasil. Apenas em 2011, com a lei 12.519 foi instituído oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Tanto no dia, quanto na semana, são realizadas várias atividades e inclusive há a conscientização das pessoas sobre temas relacionados à cultura, à igualdade social e os direitos dos negros