VEJA! CÂMARA REALIZOU SESSÃO ESPECIAL EM ALUSÃO AO DIA MUNDIAL DO DIABETES

Câmara Cajazeiras-PB, realizou nessa terça-feira, dia (13) de novembro, Sessão Especial em debate o tema: Dia Mundial do Diabete. Atendendo propositura de autoria do Grupo de Amigos Diabéticos em Ação- Gada Cajazeiras.

A Sessão foi Presidida pelo presidente, Marcos Barros de Souza (PSB) e Secretariada pelo Primeiro Secretario, Álysson Américo de Oliveira (Alysson Voz e Violão) pelo Segundo Secretário Kleber Gonçalves Lima (PTB). A mesa diretora contou com as ilustres presenças: Secretário Municipal de Saúde Cristóvão Pinheiro; Superintendente HUJB Mônica Paulino; Presidente do Gada Cajazeiras Ronaldo Rodrigues e Representante da 9ª Gerência de Saúde. A mesa do plenário foi composta por: Representante do Conselho Municipal de Saúde Elinete Lourenço; Coordenadora da Marcação de Cirurgia HRC Dayanne Cristina; Enfermeira Chefe da Unidade de Saúde Tancredo Neves Ianna Gomes; Presidente da Associação dos agentes comunitários de saúde e Professora Cris Cavalcante (Mãe de um DM Tipo I).

“Novembro Diabetes Azul”, tema 2018 para marcar atividades durante todo o mês, a Campanha recebeu mais uma vez uma chamada para o Novembro Azul. A data foi incorporada ao Ministério da Saúde, depois de reuniões da SBD com o Governo. O tema deste ano, e também para 2019, definido pela International Diabetes Federation, é a Família, que tem um papel importante no cuidar e apoiar a pessoa com diabetes.

O Presidente do Gada Cajazeiras Ronaldo Rodrigues apresentou dados estatísticos e ações/Atividades do Gada em Cajazeiras, destacou atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença.

Ainda, o Presidente da Gada Cajazeiras Ronaldo Rodrigues destacou na sua apresentação a situação da cidade de Cajazeiras que atualmente a população com diabetes 3.215 pessoas (AB JAN-FEV 2018), onde são cadastrados 2.300 Hab e acompanhados são 1.600 Hab, na sua maioria são mulheres.

A Professora Cris Cavalcante mãe de uma DM Tipo I, se sentiu muito emocionada ao falar sobre o assunto, pois passa por bastantes dificuldades com a doença de sua filha e reforça o pedido para um olhar mais aprofundado as pessoas que possuem essa doença.