VEJA! CÂMARA REALIZOU SESSÃO ESPECIAL EM ALUSÃO AO DIA NACIONAL DO IDOSO

Câmara Cajazeiras-PB, realizou nessa terça-feira, dia (30) de outubro, Sessão Especial em debate o tema: Dia Nacional do Idoso, e comemoração dos quinze anos da Lei Municipal que institui o conselho municipal do Idoso do Município de Cajazeiras. Atendendo propositura de autoria do vereador Jucinério Félix (PPS).

A Sessão foi Presidida pelo presidente, Marcos Barros de Souza (PSB) e Secretariada pelo Primeiro Secretario, Álysson Américo de Oliveira (Alysson Voz e Violão) pelo Segundo Secretário Kleber Gonçalves Lima (PTB). A mesa diretora contou com as ilustres presenças: Presidente do Conselho do Idoso Delânio Sousa; Palestrante Doutor Inácio Andrade Torres; Representante do Abrigo Lar dos Idosos Glória Maria Silva e a Representante do Abrigo Lucas Zorn Rosa Martins e Fátima Cruz. A mesa do plenário foi composta por: Representante do Grupo Idoso São Vicente de Paula CSU; Representante do Grupo Idoso CRAS II; Representante do Grupo do Idoso São José Raimundinho; Assistente Social Patrícia Alves; Grupo de Idoso São Pio X Gilvan Moura; Grupo de Idoso CRAS I Aciseuda Bezerra e Conselheiro Tutelar Clodoaldo Venceslau.

O Dia Nacional do Idoso foi lembrado no Plenário Edmilson Feitosa Cavalcante com o banner “Respeitar a pessoa idosa é tratar o próprio futuro com respeito!” (15 anos da Lei Federal e Municipal Conselho dos direitos dos Idosos), dentro do Plenário.

O vereador Jucinério Félix (PPS), destacou “O respeito a pessoa idosa é de extrema importância, sendo que a violência contra pessoa idosa é tema que merece atenção, informação e a busca pela sua erradicação, uma vez que tal atitude caracteriza a violação aos direitos humanos, portanto conscientizar e informar às pessoas, especialmente às vítimas, sobre as formas de violência e os meios para seu combate.

O palestrante, Doutor Inácio Andrade Torres destacou que a pessoa idosa pode ser inserida na sociedade de maneira qualificada, assumir papéis relevantes e, por que não, reiniciar um novo ciclo de trabalho, por conseguinte, existe um crescente reconhecimento de que o idoso deve ter condição de trabalhar enquanto desejar e os direitos da idade devem ser reconhecidos e recompensados descritos também no Estatuto do Idoso.

Ainda destacou o palestrante as principais manifestações de violência contra a pessoa idosa são: Físicas: é a forma mais visível de violência, que caracteriza-se pelas agressões e maus tratos físicos, como tapas, empurrões e qualquer ato que cause lesão corporal ao idoso; Econômico-financeira e do patrimônio: o uso indevido por meio de terceiros de suas aposentadorias para outros fins e de seus bens e aproveitar da facilidade de acesso para se apropriar ou desviar os bens ou rendimentos do idoso; Negligência: omissão ao idoso dos cuidados básicos para a manutenção e qualidade de vida, tais como privação de medicamentos, de cuidados com a higiene, alimentação, condições climáticas e toda forma de abandono e Psicológica: atitudes de terceiros que causam humilhação, menosprezo, discriminação ao idoso, desencadeando a estes, situações de tristeza e depressão.

O vereador Roselânio Lopes (PTB), apresentou o projeto de Lei N° 2.438 de 11 de Abril de 2016 que Institui no âmbito do munícipio de Cajazeiras o “Direito do Idoso” e dá outras providências.

Entidades Homenageadas

•          Grupo do Idoso São Vicente de Paula- CSU