Câmara Realizou Sessão Especial em Alusão ao “Outubro Rosa e a Prevenção do Câncer de Mama”

Câmara Cajazeiras-PB, realizou nessa terça-feira, dia (16) de outubro, Sessão Especial em debate ao tema: Outubro Rosa e a Prevenção do Câncer de Mama. Atendendo propositura de autoria do vereador Jucinério Félix (PPS).

A Sessão foi Presidida pelo presidente, Marcos Barros de Souza (PSB) e Secretariada pelo Primeiro Secretário, Álysson Américo de Oliveira (Alysson Voz e Violão) pelo Segundo Secretário Kleber Gonçalves Lima (PTB). A mesa diretora contou com as ilustres presenças: Secretário de Saúde Cristovão Pinheiro; Secretaria Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres Laurecy Penaforte; Palestrante Representando a Secretaria de Saúde o Médico Radiologista Dr. Osvaldo Martins Filho; Socorro Guedes Coordenador da Maternidade HRC. A mesa do plenário foi composta por: Presidente do SINFUNC, Elinete Lourenço; Francisca Juliana Coordenadora ACS; Andréa Albuquerque Coordenadora Central de Marcação; Fausto Nascimento Coordenador do CRAS II e o Doutor Inácio.

O mês cor de rosa foi lembrado no Plenário Edmilson Feitosa Cavalcante com o banner oficial da campanha “Nós apoiamos essa causa”. O laço rosa foi usado pelos parlamentares, dentro do Plenário.

O vereador Jucinério Félix (PPS), destacou “O mês de outubro é dedicado ao combate e à prevenção do câncer de mama, sendo o tradicional Outubro Rosa pretende conscientizar as mulheres sobre a importância de evitar a doença.

O palestrante, Dr. Osvaldo Martins Filho apresentou em slides o tema: Outubro Rosa: é preciso falar disso, destacando a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas, informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos, mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica, esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento; informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Ainda destacou o palestrante “O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas, sendo que a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres”