VEJA! Sessão Especial : Debate sobre o Combate a Exploração do Trabalho Infantil.

Realizada na  Câmara de Cajazeiras-PB, nesse (12) de junho, Sessão Especial: Debate sobre o Combate a Exploração do Trabalho Infantil, solicitada pelo vereador Jucinério Félix.

A mesa foi composta  pelos ilustres: Presidente da Câmara de Cajazeiras-PB, Marcos Barros;  Primeiro Secretário  da Mesa Diretora da Câmara de Cajazeiras-PB, Alysson Américo;  Psicóloga do CREAS Municipal, Silvana Barbosa da Silva; Professora da UFCG, Dra. Nozângela Dantas; Conselheiro Tutelar, Clodoaldo Venceslau  e Representando a Secretaria de Desenvolvimento Humano a Sra. Gerlane Moura o Diretor de Departamentoo Sr. Delanio Sousa.

Compondo a mesa do Plenário: Coordenador do CRAS II, Fausto Nascimento; Coordenador do CCA, Ivone Ferreira; Coordenadora do CREAS, Maria das Dores, Presidente do Conselho dos Assistentes Sociais, Amabile Saturnino; Coordenador do Bolsa Família, Fábio Borges; Coordenadora do Programa Fortalecimento de Vinculo, Brenda de Fátima; Representando a Presidente do SINFUNC e Associação dos Agentes de Saúde, Jancy Emerson.

A Psicóloga, Silvana Barbosa destacou “... as formas  de exploração do trabalho infantil são: Exploração Sexual, atividades ilícitas, Atividades prejudiciais a saúde e formação moral, Exercendo funções na pecuária-indústria-comércio e nas ruas e o  trabalho doméstico . A mesma frisou que conforme estatística mais 8000 crianças são exploradas e frisou que a família é a base e tem que ter alguém  responsável  pela criança para retirar essas da zonas de risco.”

A Dra. Nozângela Dantas, professora da UFCG de Cajazeiras-PB, disse: “ O problema não é só da família, isso faz parte de uma conjuntura cultural-social-econômica, uma mãe que coloca um filho em uma situação de exploração sexual porque na maioria das vezes a ela não foi dada a oportunidade de estudar porque ela também teve que trabalhar , junto também da sua ignorância dessa família  que não está preparada  para cuidar de outro, Precisamos em Cajazeiras fazer uma conjuntura social, a exploração do trabalho infantil é um sintoma, um sintoma social de desemprego, cabe a nós  enquanto poder público pensar nisso: Como anda nossa educação? Como está nossos professores? Nossas escolas oferecem oportunidades? Por que para as crianças em condição desfavorável é negado  o direito de outras atividades e ela  assim é negado o direito que está no ECA.”

A Sessão contou com a presença de todos os vereadores: e autor da propositura, Francisco Neto  Damascena- Neto da Vila Nova (PPL),  Eudomar Pereira da Costa Filho (PTC),  José Gonçalves de Albuquerque - Delzinho (PTC),  João Lins – João da Coca (PTC), Antônio Moacir Leite de Menezes Filho (DEM), Rivelino Martins de Oliveira (PSB), Lindberg Lira de Souza (PTB).