VEJA! Assembleia Legislativa e Câmara de Cajazeiras Realizam Sessão Especial Conjunta para Homenagear Centenário de Ivan Bichara.

Realizada nesta sexta-feira (25), uma Sessão Especial da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), em conjunto com a Câmara Municipal de Cajazeiras em homenagem ao Ex-Governador da Paraíba Ivan Bichara Sobreira, pelo transcurso do centenário de seu nascimento.

A solenidade, de propositura do deputado Jeová Campos, aconteceu no Auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras-PB (FAFIC).

A Mesa foi composta por: Presidente  da Assembleia Legislativa da Paraíba. Gervásio Maia; Deputado Jeová Campus; Presidente da Câmara de Cajazeiras-PB, Marcos Barros de Souza; Vereado da Câmara de Cajazeiras-PB, Alysson Américo ( Alysson Voz e Violão); Vice=Prefeito de Cajazeiras-PB, Marcos Antônio de Souza; Engenheiro Ivan Bichara Sobreira, filho do homenageado Ivan Bichara; Sra. Janine Bichara Sobreira, filha do homenageado; Sra. Marina Bichara Sobreira, Neta do homenageado; Presidente da Comissão do Centenário  100  Anos  Ivan Bichara, Historiador  Francisco  das  Chagas  Amaro da Silva;Ex-Prefeito de Cajazeiras-PB, Antônio Quirino de Souza; Teatrólogo Ubiratan de Assis, Secretario de Cultura; Empresário José Cavalcante; Comandante do Corpo de Bombeiros de Cajazeiras-PB, Major Edênio; Professor José Antônio; Professor Francelino Soares; Presidente da Associação Paraibana de Imprensa, João Pinto Neto e Bosco Amaro.

A solenidade contou com a presença de gestores escolares, alunos de escolas públicas e privadas, escritores e diversos Cajazeirenses que fazem história todos os dias.

Ivan Bichara Sobreira

Filho de João Bichara e de Hermenegilda Sobreira, o homenageado nasceu no dia 24 de maio de 1918, em Cajazeiras, na Rua Sete de Setembro e faleceu no Rio de Janeiro no dia 11 de junho de 1998. Era casado com Mirtes de Almeida Bichara, sobrinha de José Américo de Almeida e teve sete filhos: José Humberto, Ivan Filho, Maria Lavínia, Jeanine, George Victor, José Augusto e Paulo Martinho.Ivan Bichara Sobreira trabalhou no jornal A Imprensa, através de concurso iniciou sua escalada na vida pública, ingressando no Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI), onde exerceu a função de Oficial de Administração, cursou Ciências Jurídicas e Sociais, na Faculdade do Recife, em 1946. Foi Deputado Estadual e Federal em várias legislaturas, foi nomeado Presidente do Conselho Consultivo das Caixas Econômicas Federais foi indicado pelo presidente Ernesto Geisel (1974-1979) candidato ao governo da Paraíba, nas eleições indiretas que se realizariam em setembro desse ano. Eleito pela Assembleia Legislativa paraibana, tomou posse em março de 1975 sucedendo o ex-Governador Ernâni Sátiro. Em agosto de 1978 deixou o governo da Paraíba, sendo substituído pelo vice-governador Dorgival Terceiro Neto.

Biografia Ivan Bichara Sobreira.