VEJA! Sessão Especial em Alusão a Semana Nacional da Enfermagem.

Câmara Municipal de Cajazeiras-PB, realizou nessa terça-feira (15), uma Sessão Especial em alusão à Semana Nacional da Enfermagem, atendendo a propositura de autoria da vereadora Josefa Léa da Silva Santos, aprovado através de Requerimento Verbal S/N, no dia 26 de 03 de 2018.

A sessão presidida pelo vereador Marcos Barros (PSB), secretariada pelo vereador Kleber Lima (PTB). A mesa foi formada pelos ilustres convidados: Representando o Prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles o Secretário de Saúde, Cristovão Pinheiro; Conselheiro do COREM, José Ribamar Dantas; Conselheiro do COFEM, Ronaldo Bezerra; Diretora da Faculdade Santa Maria, Professora Ana Costa Goldfarb e a Coordenadora do Curso de Enfermagem da ETSC/UFCG, Holga Feitosa.

A sessão contou com a presença dos vereadores: Francisco Jucinério Félix Filho – (PPS), Francisco Neto  Damascena- Neto da Vila Nova (PPL), Eudomar Pereira da Costa Filho (PTC), José Gonçalves de Albuquerque - Delzinho (PTC),  João Lins – João da Coca (PTC), Antônio Moacir Leite de Menezes Filho (DEM), Rivelino Martins de Oliveira (PSB), Josefa Léa da Silva Santos (DEM)  Lindberg Lira de Souza (PTB), Eriberto de Souza Maciel (PP), Roselânio Lopes (PTB) e Alysson de Souza Lira- Neguim do Mondrian (PSD), Alysson Américo – Alysson Voz e Violão (PSB).

A mesa do Plenário foi composta representantes da Enfermagem, da saúde de Cajazeiras-PB e Região: Diretora da UPA, Karla Nogueira; Diretora da 9ª Gerência de Saúde, Amélia Fonseca; Dr. Inácio; Diretora do HRC, Edjane Leite; Docente da ETSC/UFC, Marilene Maria de Souza; Docente da ETSC/UFC, Edneide Nunes da Silva; Docente da ETSC/UFC, Romercia Batista dos Santos; Enfermeiro, Rubens Félix; Enfermeiro do SAMU, Cícera Rolim; Presidente do SINFUNC, Elinete Lourenço; Técnica em Enfermagem do SAMU, Glaucia Abreu; Técnico em Enfermagem, Diego Alves da Silva; Sra. Katyane Ramalho, Mãe da Enfermeira Roane Ramalho (in) memoria da Enfermeira Roane Ramalho – A mãe recebeu banner em homenagem (A enfermeira Roane Ramalho de França, de apenas 24 anos, foi diagnosticada com câncer no fígado e chegou a falecer); Enfermeira representando o AMIGOS DO PEITO, Maria Gorete do Nascimento;

A Sessão foi animada ao som da Banda Influenza, composta por alunos  do Projeto de Extensão  da UFCG que levam  a cultura nordestina através da Musicoterapia,  utilização da música num contexto clínico a idosos em Cajazeiras-PB.

A vereadora Léa Silva (DEM), nomeou a Sessão de “Roane Ramalho” (in memória), agradeceu aos amigos parlamentares da Câmara de Cajazeiras-PB por terem votado de forma favorável  ao Projeto ao  de Lei  de  Nº 35/2018 em Sessão Ordinária na Câmara de Cajazeiras-PB em 14 de maio de 2018.  O mesmo dispõe sobre a redução da carga horária de 40 horas semanais para 30 horas dos profissionais de Enfermagem, ou seja Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem e dá outras providencias. Autoria da Vereadora Josefa Léa Silva e do Presidente Marcos Barros de Souza.Lamentou a perca de Rômulo Goveia  e do vereador que ocupava cadeira na Câmara de Campina Grande. Agradeceu a todos os presentes e destacou a necessidade do apoio do Secretário de Saúde para que o Projeto venha ser sancionado garantindo a regulamentação das 30h  de trabalho dos profissionais de enfermagem e parabenizou a todos os Enfermeiros.

O Conselheiro do COREN, Ribamar Dantas, saudou a todos os presentes e destacou  a satisfação em participar da conquista, se referindo a regulamentação das 30h, destacou ainda que profissional renuncia a vida pessoal na maior parte da sua vida para cuidar da vida de pessoas que dependem do profissional da enfermagem.

Conselheiro Federal do COFEN, Ronaldo Bezerra, agradeceu a  Dr Manoel Manoel Carlos Neri Da Silva, Presidente do COFEN pela oportunidade em representar o mesmo, agradeceu também a vereadora Léa Silva em nome de todos os vereadores que votaram favoráveis  ao projeto que regulamenta as 30h semanais  de trabalho do profissional da enfermagem, enfatizou ainda que conseguiram já em vinte e uma cidades e pediu ao preito enquanto médico se sensibilizar para com essa luta da categoria e parabenizou a todos os enfermeiros.

Coordenadora do Curso de Enfermagem da UFCG, Holga Feitosa, solicitou ao COREN E COFEN uma “... maior isenção dos conselhos  dentro dos ambientes hospitalares afim de fiscalizar  muito mais a nossa profissão para que assim agente  possa ser reconhecido.”

Diretora da Faculdade Santa Maria, Ana Golfarb, parabenizou  a vereadora Léa Silva pela autoria da propositura, destacou que a Faculdade Santa Maria teve como primeiro curso de Enfermagem e assim agregou para buscarem outros cursos, destacou ainda  que a regulamentação  das 30h é uma devolução  social ao serviço prestado pelo enfermeiros e parabenizou a todos os presentes.

Cristovão Pinheiro, disse acompanha atualmente o trabalho diário dos profissionais da saúde e reconhece a importância do profissional de enfermagem, disse o Secretário de Saúde.

A sessão contou ainda com uma emocionante homenagem a Enfermeira Roane Ramalho (in memória), onde su mãe  a Sra. Katyane Ramalho  recebeu das mãos da vereadora Léa Silva e do Enfermeiro Diego Alves um banner.  A enfermeira Roane Ramalho de França, de apenas 24 anos, foi diagnosticada com câncer no fígado e chegou a falecer, lutou pela vida até seus últimos minutos, afetuosa e dedicada a arte do cuidar Roane Ramalho deixou saudade na sociedade Cajazeirense.