Câmara Municipal de Cajazeiras em parceria com a Assembleia Legislativa Realiza Audiência Pública em Alusão ao Dia Mundial do Autismo. Confira!

Realizada na  Câmara Municipal de Cajazeiras-PB, nesse  (12) de abril, Audiência Pública  para Debater o Autismo, mandato do vereador Rivelino Martins (PSB) e Deputada Estela Bezerra (PSB), celebração em alusão ao Dia Mundial do Autismo que é comemorado no dia 12 de abril, debate sobre as conquistas para Autistas em Cajazeiras-PB  e melhorias através de Políticas Públicas para pessoas  com Transtorno do Espectro  Autista- TEA.

Vereador Rivelino Martins (PSB), Deputada Estela Bezerra (PSB), Autora da Propositura; Representando o Prefeito de Cajazeiras-PB, Cristovão Pinheiro;  Vereador e Presidente da Casa Otácílio Jurema, Marcos Barros (PSB); Coordenador das Promotorias de Cajazeiras-PB e Promotor de Justiça do Ministério Público em Cajazeiras-PB, Dr. Alexandre Irineu; Presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista de Cajazeiras-PB, Gerlândia Silva e Representando o Diretor da UFCG/CFP de Cajazeiras-PB, Professora e Psicologa Dra. Nozângela Dantas;

Fizeram parte da mesa do Plnário: A Diretora da 9ª Gerência de Educação de Cajazeiras-PB, Andreia Braga; Diretora de Saúde Mental do Município de Cajazeiras-PB, Monica Sany; Psicologo da Primeira turma da Faculdade Santa Maria, Cícero Lima; Diretora do HRC, Edijane Leite; Professora da UFCG, Janete Lima; Representando a Secretaria de Estado  da Saúde, Hélio Soares

O auditório Maria do Carmo da Câmara de Cajazeiras-PB, contou com a presença de: Profissionais da saúde, membros da APAA (Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Cajazeiras-PB e Região), diretores e acadêmicos da Faculdade Santa Maria, e representantes da gestão municipal.

A deputada estadual Estela Bezerra (PSB), enfatizou a necessidade de debates como o realizado com a sociedade e destacou ainda o objetivo, “... avançar nas políticas públicas que possam dar assistência, acompanhamento e apoio às famílias que têm crianças com autismo.”

O vereador Rivelino Martins disse que a família representa a primeira instituição a ter contato com o filho autista e é importante que se faça a socialização porque a caminhada é longa. “A cada dia cresce o número de pessoas com autismo, então essa discussão é muito atual e necessária nos dias atuais”, destacou o parlamentar.

O Secretário de Saúde do Municipio de Cajazeiras-PB O Sr. Cristovão Pinheiro, falou do atendimento  do Caps infantil aos autistas, que hoje contempla 51 usuários autistas. “Nós mudamos o local da casa para ampliar o serviço, agora foi para a rua Bonifácio Moura. Com isso, melhorou a qualidade dos serviços aos autistas”, enfatizou.

Explicou, a prefeitura apóia também a iniciativa de entidades como a APA, associação criada por pais de autistas. “Entendemos que é fundamental manter esse apoio para que as crianças com autismo possam se manter cada vez mais inseridas na sociedade e bem atendidas pela gestão municipal”, destacou, explicando que a prefeitura atende com um equipe multidisciplinar, incluindo: psiquiatra, psicóloga, fonoaudiólogo, psicoterapeuta e psicopedagogo.

A audiência cotou ainda com a leitura de um poema  do autista e membro da APAA o jovem Ronney Victor e o relato de vida apresentado pela Pedagoga e mãe e membro da APAA a Sra. Deuviana Pessoa “Eu, meu filho e o autismo”.

Ascom Câmara-Cz