ALPB e Câmara de Cajazeiras Promoveram Audiência Pública sobre Saúde Pública: Implantação de uma UTI Neonatal em Cajazeiras-PB e a convocação dos concursados do HUJB. VEJA!

Câmara de Vereadores de Cajazeiras-PB realizaram nessa sexta-feira, (09) de março, audiência pública para debater a implantação de uma UTI Neonatal em Cajazeiras-PB e a convocação dos concursados do HUJB.

A audiência foi presidida pelo deputado estadual Jeová Campos (PSB), em parceria com a Câmara Municipal de Cajazeiras. Que destacou que, Cajazeiras atende mais de 20  municípios do alto sertão, e apesar de possuir um Hospital Regional e uma maternidade, além de um hospital infantil administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERRH), nenhuma destas unidades de saúde dispõe de uma UTI Neonatal. Segundo o deputado, “Os recém nascidos que necessitam de uma maior assistência médico/hospitalar precisam ser removidos para hospitais de Patos, Campina Grande ou João Pessoa e muitas vezes eles não sobrevivem em face da demora ou durante o translado decorrente da distância”, argumenta Jeová, justificando a necessidade urgente da implantação de uma UTI Neonatal na cidade. Ainda segundo o parlamentar, há tempos que a população do alto sertão clama pela instalação de uma UTI Neo na Maternidade Deodato Cartaxo e agora, mais recentemente, no Hospital Universitário.

O parlamentar destacou o trabalho eficiente da direção do Hospital Universitário, através da superintendente, Dra. Mônica Paulino, do diretor administrativo, Marcelo Pinheiro e do Dr. Antônio Fernandes, diretor geral da Universidade de Cajazeiras.

A audiência contou ainda com a presença do ex-reitor Thompson Mariz, da superintendente do Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Melo (HUJB), Dra. Mônica Paulino, do diretor do Hospital, Dr. Antônio Fernandes, além de representantes das secretarias de Educação e Saúde do Estado e municípios da região, além do presidente da ALPB, Deputado Gervásio Maia e outros políticos, a audiência debateu a necessidade da implantação da UTI Neonatal na cidade de Cajazeiras, bem como, a necessidade de convocação dos concursados do Hospital Universitário.

No que se refere aos encaminhamentos, ficou definido que a presidência da ALPB vai solicitar uma audiência com o ministro da Saúde e também com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERRH) para debater a questão da convocação de pessoal para atuar no Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Melo (HUJB).

“Não é possível que se tenha uma estrutura já pronta, incluindo os equipamentos, mas não se possa contratar pessoal para atender as pessoas. Isso é um contrassenso, inclusive porque isso é necessário para que mais bebês não morram por falta de um suporte técnico adequado como aconteceu recentemente e acontece frequentemente”, desabafou o deputado Jeová, lembrando que, Cajazeiras atende mais de vinte municípios do alto sertão, e apesar de possuir um Hospital Regional e uma maternidade, além de um hospital infantil administrado EBSERRH, nenhuma destas unidades de saúde dispõe de uma UTI Neonatal.

Há tempos que a população do alto sertão clama pela instalação de uma UTI Neo na Maternidade Deodato Cartaxo e agora, mais recentemente, no Hospital Universitário e a necessidade da convocação dos aprovados no concurso EBSERH, destacou vereadores da Casa Otácilio Jurema e os demais presente que fizeram parte do debate.

Ascom Câmara=Cz