Câmara de Cajazeiras-PB Realizou Sessão Extraordinária em alusão ao Janeiro Branco.

A Câmara Municipal de Cajazeiras realizou nessa segunda-feira (29), Sessão Extraordinária em alusão ao Janeiro Branco para debater sobre os cuidados com a mente, no Plenário Edmison Feitosa Cavalcante.

O Presidente da Casa Otacílio Jurema, vereador Marcos Barros (PSB), abriu a Sessão Extraordinária destacando a importância do Janeiro Branco, realizou a leitura do Requerimento de N 00040/2017 de autoria do Vereador Rivelino Martins que solicita a Sessão que estava sendo realizada com o objetivo de propor em debater a Lei Municipal nº 2.627/2017, que criou a Lei que dá visibilidade as ações de saúde mental.

Rivelino Martins (PSB), vereador e autor da propositura da sessão extraordinária, destacou “...Faz um ano da Lei da sua autoria aprovada pelo Legislativo, a importância de fortalecer a rede que trabalha com a saúde mental e a importância para sociedade no que se refere ao engajamento dos Psicólogos e ex-alunos da Faculdade Santa Maria nessa causa.”

A Psicóloga Alexandra  Abrante, palestrante na Sessão,  deu ênfase a importância  de realizarmos uma higiene mental todos os dias , uma vez que quem cuida mente cuida da vida, destacou o tema “Depressão como Consequência”, as possíveis causas da depressão, a importância e necessidade  do diálogo no nosso cotidiano e a importância do Janeiro Branco e chamou a atenção destacando: ‘É necessário pensar sobre a nossa vida, pensar sobre o  que aconteceu durante o dia, eliminar algumas coisas indesejadas que  nos aconteceram e esquecemos.”

O Psicólogo Cícero Leite falou sobre a iniciativa do Psicólogo Leonardo Abrahão  em idealizar o Janeiro Branco  e que através do seu incentivo  muitas cidades aderiram como Cajazeiras ao tornar esse projeto  em Lei, possibilitando  a criação de uma cultura   de saúde mental e concluiu com a frase da campanha “ QUEM CUIDA DA MENTE CUIDA DA VIDA”.

Nikallio Monteiro, Psicólogo do CAPS AD, expressou sua felicidade em estar de volta na prestação de serviço público de Cajazeiras-PB, “contribuindo na construção do processo de saúde mental.” Citou ainda a Rede de Apoio a Saúde  Psicossocial – RAPS, como consistente e completa e o desempenho bem sucedido e significativo que vem realizando a Saúde Mental  do Município, destacando: CAPS-AD, CAPS TRANSTORNO, CAPS INFANTIL E RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA.

O vereador Roselânio Lopes, utilizou a tribuna  para destacar  a importância do Janeiro Branco  e pedir resposta ao Poder Público Municipal  em relação a distribuição dos medicamentos  Psicotrópicos, destacou que um medicamento comum como o Gardenal (Fenobarbital) estaria em falta e sendo cobrado pela população que depende do  mesmo,