Câmara Realizou Sessão Especial em Alusão ao Outubro Rosa

Câmara Cajazeiras-PB, realizou nessa terça-feira (10), Sessão Especial em debate o tema: Saúde da Mulher – Prevenção e Combate ao Câncer de mama e Colo do Útero. Atendendo propositura de autoria do vereador Jucinério Félix (PPS).

A Sessão foi Presidida pelo vereador e presidente, Marcos Barros de Souza (PSB) e Secretariada pela vereadora Josefa Lea Silva. A mesa diretora contou com as ilustres presenças: Secretraria Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres e representando o Prefeito de Cajazeiras-PB, José Aldemir Meireles, Laurecy Penaforte; Médica Mastologista, Ginecologista e Obstreta, Dra. Maria Stefânia Nobrega Batista. Palestrante Represebtando a Secretaria de Saúde e Faculdade Santa Maria, Dr. Osvaldo Martins;Representando o Grupo Amigos do Peito-GAP, Dra. Maria Gorete; Representando o Grupo de Apoio a Pessoa com Câncer, Mércia Ragel e o Médico Cirúrgico Facial, Professor da Santa Maria, Dr. Inácio. A mesa do plenário foi composta por: Presidente do Semplo de superação SINFUNC, Elinete Lourenço; Cidada, exemplo de superação do câncer de mama, Francisca Kelly; Esposo de Francisca Kelly exemplo de superação, Thiago Oliveira; Coordenadora de Imagem-Técnica do Mamógrafo da Policlínica, Ana Karla;Secretaria de Desenvolvimento Economico, Dayanne Valencio; Coordenadora do Ballet Irmã Fernanda, Bernadet Martins; Representando a Secretaria de Desenvolvimento Humano, Gerlane Moura a Assistente Social Juliana Pereira e Coordenadora da UPA, Carla Nogueira.

Na Sessão  o Jucinério Félix (PPS) e a vereadora Léa Silva (DEM) entregou uma Moção de Aplausos  de sua autoria a jovem Kelly Félix, considera na cidade de Cajazeiras-PB símbolo de superação na luta no combate ao câncer de mama. A  moção tem como autoria do vereador e aprovada por unanimidade por todos os parlamentares da Casa Otacílio Jurema.

O vereador Jucinério Félix (PPS), destacou  “Precisamos todos nós hoje sentirmos que somos  Mércia, que somos Kelly, que somos Dra. Gorete, que somos também os homens  que também que também estamos sofrendo com a questão do câncer. Não é só as mulheres, os homens também  sofrem com o câncer  de mama.” De forma emocionada o parlamentar ainda  enfatizou que devemos lutar por uma saúde onde o diágnóstico seja mais rápido.

A palestrante, Dra. Maria Stefânia Nobrega Batista iniciou chamando a atenção de todos através de dados estatísticos. “ A nível Paraíba e Brasil em relação  a realidade  ao índice do câncer de mama, uma a cada dez mulheres uma  vai ter câncer de mama ao longo da vida, mais comum em mulheres idosas a partir de 50 anos, mais uma a cada dez vai ter o diagnostico ao longo da vida.

A prevenção do INCA- Instituto Nacional do Câncer para 2017 no Brasil são de 57.960 novos casos  de câncer diagnosticados , fora o diagnostico de todas as pacientes  que já tem  a doença . É segundo mais comum e o que mais mata as mulheres as mulheres.

A palestrante alertou ainda sobre a importância  do diagnostico precoce, prevenção tratamento e acompanhamento e reconstrução garantida pelo SUS e destacou as dúvidas mais comuns das pacientes  em relação ao câncer de mama.

Vereador Roselânio Lopes (PTB),levou a tribuna um texto com importantes informações sobre o Outubro Rosa.

O parlamentar, Rivelino Martins (PPS), refletiu a importância do debate e dever da casa de realizara essa ação com a sociedade,passou para todos os presentes a informação passada para o mesmo pela Secretaria Executiva de Saúde do Estado que o Hospital do Câncer e Oncologia de Patos será entregue no próximo ano e funcionará através da contratação  de uma organização social.

Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Laurecy Penaforte em suas palavras levou a todos refletirem a importância do Outubro Rosa. “ ... Outubro Rosa mobiliza, sensibiliza e alerta os gestores, as autoridades, a sociedade, para essa questão que aterroriza, se referindo a história do câncer e preconceito da sociedade.”